Em 1978, a Organização Mundial da Saúde (OMS), reafirmou em sua Conferência Internacional sobre Atenção Primária à Saúde (APS), que a saúde é um direito humano fundamental.
Anos após esta declaração, a APS continua sendo a abordagem mais assertiva para produzir melhoras sustentáveis e equitativas na saúde das populações.
Neste artigo, reunimos informações essenciais sobre seu conceito, características e evolução dentro das empresas e na sociedade como um todo. Você irá entender:
- O que é a Atenção Primária à Saúde (APS) e qual sua importância?
- Quais são os atributos essenciais da APS?
- Como implantar a aps em sua operadora de saúde?
- Quais são os serviços de atenção primária à saúde?
- APS digital: como a tecnologia pode ajudar sua operadora de saúde?
Vamos a eles?
O que é a Atenção Primária à Saúde (APS) e qual a sua importância?
A própria OMS a definiu a APS - Atenção Primária à Saúde, ainda na conferência de 78, como:
“Cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocados ao alcance universal de indivíduos e famílias (...). Representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde pelo qual os cuidados são levados o mais proximamente possível aos lugares onde as pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde”.
Ou seja, ela é uma forma de organizar o atendimento de saúde com o objetivo de atender à maior parte das necessidades de uma população de forma regionalizada, contínua e sistematizada.
Principalmente após um cenário como o que vivemos em 2020 (período de pandemia da COVID 19) é imprescindível aprimorar essa abordagem para atender as demandas cada vez maiores em todas as regiões do Brasil e do mundo.
Quais são os atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde?
Para trazer esses atributos, buscamos uma das mais importantes fontes mundiais sobre Atenção Primária à Saúde: Barbara Starfield, uma professora e pesquisadora da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Segundo Starfield os 4 (quatro) atributos essenciais da APS são:
- Acesso de primeiro contato: Como o termo já diz, implica no primeiro acesso do paciente com o sistema de saúde, sua acessibilidade e utilização dos serviços que busca para sanar cada problema novo ou para cada novo episódio do problema já existente.
- Longitudinalidade: O termo se refere à existência de uma fonte contínua de atenção, por exemplo uma clínica médica, assim como sua utilização ao longo do tempo. Além disso, a ligação entre a população e sua fonte de atenção deve refletir-se em relações interpessoais intensas que expressem a identificação mútua entre as pessoas atendidas e os profissionais de saúde. Hoje, com serviços digitais, esse cuidado humanizado e contínuo pode ser ainda mais acessível às pessoas.
- Integralidade: A atenção primária deve organizar-se de tal forma que o cidadão tenha todos os serviços de saúde necessários. A integralidade quando falamos de APS significa identificar e proporcionar serviços preventivos e outros que possibilitem o diagnóstico e o tratamento das doenças, estabelecendo também a forma adequada para a resolução de problemas, sejam orgânicos, funcionais ou sociais.
- Coordenação: O serviço de APS deve ser capaz de integrar todo o cuidado que o cidadão recebe nos diferentes níveis do sistema de saúde com supervisão e suporte de profissionais da saúde capacitados e responsáveis para estar à frente desta integração entre população, fonte de atenção e equipe de atendimento. Além desses 4 atributos, a pesquisadora estabeleceu também outras 3 (três) características denominadas atributos derivados:
- Atenção à saúde centrada na família
- Orientação comunitária
- Competência cultural
Ao apresentar os atributos essenciais, um serviço de saúde pode ser considerado provedor de atenção primária, e essa atenção terá maior força se os atributos derivados também estiverem presentes. Veja a estruturação aplicada:
Como implantar APS em sua operadora de saúde?
Agora que você já descobriu o conceito e os atributos da Atenção Primária à Saúde, vamos entender como implantar a APS em sua empresa.
Lembrando que a implantação da Atenção Primária de Saúde é um processo complexo, mas extremamente valioso para melhorar a qualidade do atendimento e promover a saúde dos seus pacientes.
Para esta ação, considere os seguintes passos:
- Avaliar a viabilidade e os recursos disponíveis
Comece fazendo uma análise detalhada dos recursos e infraestrutura existentes na sua operadora de saúde. Depois, tente identificar os profissionais de saúde disponíveis e sua capacidade de atender às demandas da APS. Por fim, considere as limitações financeiras, tecnológicas e de recursos humanos, principalmente se estiver dando os primeiros passos no processo. Você poderá aperfeiçoá-los ao longo da jornada.
- Definir se será serviço próprio ou terceirizado
Dependendo do número de vidas e da distribuição geográfica desta população, é mais vantajoso investir em ter um serviço próprio com possibilidade de ter maior governança e os custos podem ser menores. Outra questão decisória é avaliar as estratégias internas, comerciais da empresa e os recursos disponíveis para investimento, que deve retornar em 3 a 5 anos. Na escolha de um serviço terceiro é necessário estabelecer indicadores de resultados vinculados à remuneração do serviço contratado. A remuneração da equipe de APS impacta diretamente nos resultados dos objetivos propostos. É necessário, portanto, colocar maior valor nas ações que geram promoção e manutenção da saúde e menos valor em procedimentos técnicos para tratar doenças.
- Crie uma rede de prestadores conectada ao serviço de APS
No Brasil, estudos indicam que a integração das Redes de Atenção à Saúde, uma das dimensões da coordenação do cuidado, foi potencializada pela implantação de sistema de regulação; informatização dos prontuários; elaboração de protocolos gerenciais e clínicos; e iniciativas de comunicação e apoio matricial. A rede deve ser articulada entre diversos serviços, ações e profissionais relacionados à atenção em saúde, de forma que, independentemente do local onde seja prestada, esteja sincronizada e voltada ao alcance de um objetivo comum. De forma que sustente ações integradas entre prestadores de diferentes níveis ou ao interior de um mesmo nível, de maneira que distintas intervenções sejam percebidas e vivenciadas pelo usuário de forma contínua, adequadas às suas necessidades em saúde.
- Organizar o fluxo de trabalho
Estruture os processos de trabalho de forma eficiente, garantindo uma abordagem holística e coordenada. Defina protocolos e diretrizes para a avaliação, diagnóstico e plano de cuidados dos pacientes. Outra ótima dica é a implementação de sistemas de registro eletrônico de saúde e meios de comunicação digital da equipe com seus pacientes, também conhecido como APS digital para facilitar o compartilhamento de informações e o acompanhamento dos pacientes.
- Capacitação das equipes
Ao entender quais são as competências necessárias para a prática da APS, que abrange os atributos que já citamos neste artigo, é a hora de promover treinamentos e capacitações para os profissionais contratados. Aborde temas como cuidado centrado no paciente, gestão de doenças crônicas e trabalho em equipe. É importante sempre estimular a atualização contínua e a troca de conhecimentos entre os profissionais.
- Avaliar e monitorar os resultados
Estabeleça indicadores de desempenho para avaliar a efetividade da implantação da APS como:
- Taxa de cobertura da população atendida;
- Taxa de adesão às consultas de acompanhamento (retorno);
- Taxa de atendimentos por profissional de saúde;
- Taxa de internações evitáveis;
- Entre outros.
Com esses dados em mãos, realize avaliações periódicas e use as informações coletadas para identificar áreas de melhoria. E não esqueça de promover uma cultura de aprendizado e adaptação contínua com base nos resultados obtidos, ela servirá como complemento para a capacitação técnica desenvolvida no dia a dia tornando o serviço ainda melhor.
Quais são os serviços de atenção primária à saúde?
Os tipos de serviços oferecidos podem variar de acordo com o sistema de saúde, a disponibilidade de recursos e as necessidades da população atendida. Mas para nível de ilustração, abaixo separamos uma lista com 6 tipos de serviços de Atenção Primária à Saúde:
- Consultas médicas regulares;
- Cuidados preventivos e promoção da saúde;
- Gerenciamento de doenças crônicas;
- Cuidados para saúde mental;
- Atendimento infantil e de saúde materno-infantil;
- Atendimento de urgência básica.
APS digital: como a tecnologia pode ajudar sua operadora de saúde?
Como falamos anteriormente, a implementação da Atenção Primária à Saúde é um processo que exige atenção nos detalhes, ao longo do processo.
Para facilitar essa jornada, atualmente já existem tecnologias como a APS Digital da AgileCare para otimizar as tarefas e demandas das operadoras de saúde.
Por meio de uma consultoria especializada e ferramentas, essa tecnologia ajuda a proteger e promover a saúde das pessoas por meio de uma atenção integral.
A vantagem de apostar em uma inovação como esta é poder acompanhar desde o diagnóstico situacional até a implementação de fluxos de trabalho eficientes e padronizados.
Com a incorporação de práticas de monitoramento e continuidade de cuidados, juntamente com o uso de indicadores estratégicos, é possível controlar sinistros e diminuir o número de consultas que chegam ao Pronto Atendimento.
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