Descubra quais os principais diferenciais de investir em um APS Digital para operadoras de saúde, hospitais, clínicas e empresas.
A atenção primária é uma forma de organizar o atendimento de saúde de forma a atender à maior parte das necessidades de uma população de forma regionalizada, contínua e sistematizada.
A procura pelos serviços de saúde aumentaram de forma descoordenada, as pessoas precisam de ajuda para melhorar sua qualidade de vida, sua saúde física, mental, social, espiritual e financeira. De quem é responsabilidade em absorver esta demanda populacional?
De maneira geral, o objetivo principal da APS é proteger e promover a saúde das pessoas através do desenvolvimento de uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Por que a Atenção Primária à Saúde (APS) é importante para minha empresa?
O aumento de custos na cadeia assistencial no sistema de saúde suplementar exige estratégias que visem o controle da sinistralidade e garantia da qualidade assistencial. Criar programas de APS como estratégia de gestão populacional demonstra-se como uma alternativa promissora para o futuro das operadoras de saúde e empresas em geral.
Diversos sistemas de saúde no mundo já implementaram e trabalham há anos com este modelo, assim como a ANS vem estimulando sua implantação no Brasil com programas de certificação e melhores resultados do IDSS.
Como funciona o Digital na APS?
O digital auxilia no acesso, um dos pilares da APS. Além de permitir o acompanhamento da vida do paciente, digitalmente, trazendo um tratamento holístico e fundado no desfecho, monitorando a saúde, facilitando no pilar da coordenação do cuidado.
As ferramentas digitais utilizadas no serviço de APS, como os registros eletrônicos, os portais e/ou aplicativos de atendimentos coletam informações de saúde que ajudam as equipes de saúde no diagnóstico, tratamento, prestar e coordenar os cuidados, monitorar o progresso e se comunicar com os pacientes.
A saúde digital oportuniza o aumento de frequência e profundidade de interações com a equipe de cuidado através de visitas digitais. O objetivo não é substituir as visitas presenciais, mas são capazes de melhorar as interações, o que possibilita visitas presenciais mais ricas devido ao contato anterior.
Os principais diferenciais de utilizar a tecnologia do atendimento estão na confiança entre os pacientes e suas equipes de cuidado e ainda o engajamento nos planos de cuidados e melhora nos resultados de saúde. Além disso, as visitas virtuais têm sido percebidas como mais confidenciais.
Do ponto de vista da atenção primária, a saúde digital ajuda as equipes a coletar informações, agregar e analisar informações e aplicá-las à tomada de decisões e ao atendimento clínico.
Um dos primeiros passos para entender se a sua empresa ou operadora de saúde está preparada para uma transformação digital é entender os principais objetivos da empresa, como um verdadeiro diagnóstico sobre a realidade de atendimento atual. Aliado a isso, você pode entender quais os ganhos poderiam ter com essa mudança, como a agilidade, flexibilidade, melhoria da experiência do paciente e até aumento do número de pacientes.
Com isso, será possível entender quais as necessidades de recurso para desenhar um plano de atendimento que siga normas e legislações e consiga suprir uma importante demanda da saúde.
Como implantar o Digital no serviço da Atenção Primária à Saúde
A organização precisa dispor de recursos humanos, organizacionais e tecnológicos internos adequados. Ela precisa ser internamente digital, eficiente, com processos informatizados, estrutura, métodos, processos e profissionais capazes de operar de forma independente e descentralizada, porém coordenada e síncrona.
A organização de saúde do futuro será aquela que se preparar hoje para a transformação digital e, assim, se encontrar apta para liderar, ou ao menos enfrentar, as grandes mudanças que já se iniciaram e não têm perspectiva de término.
A Atenção Primária à Saúde Digital pode ser uma verdadeira revolução para seus pacientes, focando em um atendimento mais organizado, com uso da tecnologia, economia e sem perder a humanização que é necessária para cada tratativa.
Na sua empresa, a APS Digital já é uma realidade?
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